terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Grávidas ao volante...

Ora aqui está um assunto que já me vem a preocupar desde há uns tempos para cá!

Parabéns pela sua gravidez! Tenho algumas sugestões a fazer para que tanto você como o seu bebé estejam seguros no automóvel, agora que viajam juntos. Ajuste a correia do ombro do cinto de segurança por cima da clavícula para que cruze pela parte superior do seu peito. Certifique-se de que a correia inferior esteja por baixo do abdómen, de forma que prenda bem a anca. Puxe o assento para trás para que possa acomodar bem esse novo ser que está a crescer no seu interior. Muitas mulheres descobriram que se colocarem o encosto do assento o mais recto possível e se utilizarem almofadas no encosto e no assento, podem deslocar o assento mais para trás sem ter problemas em ver para a frente. Se o seu automóvel estiver equipado com airbags, esta distância maior entre si e o volante será um elemento adicional de segurança no caso de um acidente. Se o seu automóvel tiver um volante ajustável, puxe-o para cima e para a frente quando entrar ou sair do automóvel. Quando estiver pronta para colocar o automóvel em andamento, alinhe o volante com o peito, e não com a cabeça nem com o abdómen. Em caso de acidente, esta posição protege-la-á de qualquer lesão abdominal que possa ser provocada pelo volante e permitirá que o airbag a proteja adequadamente. Se se sentir enjoada, ou estiver a sentir contracções falsas, ou verdadeiras, pare o automóvel. Nessas condições, não pode concentrar-se adequadamente enquanto conduz.

Fonte: www.dodot.pt


E mais um artigo interessante:

Quando a futura mamãe descobre que está grávida, umas das dúvidas que surgem é até quando ela poderá conduzir seu automóvel. Desde já esclarecemos que a futura mamãe pode conduzir até o último mês, caso sinta bem disposta, sem tonturas e sem sonolência; e caso não tenha recebido recomendação para não conduzir dada pelo ginecologista/obstetra. Mas é necessário ter alguns cuidados, não muito diferente dos que temos no nosso dia-a-dia, mas para ficar mais informada sugiro a leitura de um artigo produzido pela Johnson & Johnson acerca deste tema.

Atrás do volante

Conforme a barriga vai crescendo, a vida da futura mamãe vai ganhado nova configuração. E, acredite, tantas mudanças não são empecilho para continuar fazendo as actividades diárias, como trabalhar, exercitar-se e até dirigir. É isso mesmo, se a gestante estiver bem (sem tonturas nem sonolência), não será necessário abdicar da direcção. Mas, ao entrar no carro, é preciso atenção especial.
Assim como qualquer outro motorista, as grávidas devem ficar atentas ao uso do cinto de segurança, ao posicionamento do banco e à velocidade permitida.

Importância do cinto de segurança

Já foi provado que o cinto segurança é essencial para se evitar fatalidades em acidentes. Porém, muitas gestantes, com medo de prejudicar o feto, ainda têm receio em utiliza-lo. Pois saiba que é esse dispositivo que irá proteger você e seu bebé caso aconteça algum imprevisto.

Estudos recentes mostram que mulheres grávidas sem o cinto de segurança, quando envolvidas em acidentes, têm mais chances de apresentar descolamento prematuro de placenta, traumas abdominais e choques hemorrágicos.

Como usar o cinto de segurança?

O cinto deve ser do tipo três pontos. A parte pélvica do cinto (faixa sub abdominal) deve ser colocada abaixo da barriga, ao longo dos quadris e na parte superior das coxas. Já a faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas e lateralmente ao abdómen, nunca sobre o útero.

Outros cuidados são nunca colocar a faixa superior do cinto por trás do tórax nem tão pouco coloca-la sob o braço ou na axila, ou mesmo sentar-se sobre a faixa inferior/pélvica para utilizar unicamente a faixa superior/torácica. Isso pode sobrecarregar uma das faixas.

E atenção: todos esses cuidados valem também para quando você é passageira.

Cuidado com o airbag

Não há necessidade de desactivar o airbag. Para sua segurança, além de usar correctamente o cinto de segurança, você deve afastar o banco o máximo possível para trás, até o limite que permita o perfeito contacto com o volante e os pedais, quando na direcção do veículo.

Posso dirigir durante os nove meses?

Desde que a grávida respeite os limites de velocidade, siga todos os cuidados e se sinta bem para isso, não há motivos para parar de dirigir. Tudo vai depender do estilo de vida.

E lembre-se: a melhor forma de proteger o seu bebé é protegendo a si mesma.

Fonte: Johnson & Johnson

Quanto a mim, devo dizer que já me custa bastante entrar e sair do carro, assim como accionar a embraiagem entre-outros. Quanto ao cinto de segurança, fiquei mesmo, digamos, surpresa! Pois no país de onde venho, a partir doa 5-6 meses o cinto de segurança deixa de ser obrigatório para grávidas!!! O que na minha opinião, faz sentido pois penso que uma travagem a fundo, pode ser fatal para o bebé... Mas isto, a minha opinião!

Sem comentários:

Enviar um comentário