domingo, 17 de abril de 2011

36ª semaninha ♥

Artigos da semana...


O seu bebé já está quase pronto para sair. Todos os sistemas estão plenamente desenvolvidos e prontos para se porem em forma. Nesta altura o seu bebé pesa entre 2,7 e 3,2 quilos e mede entre 45 a 50 centímetros de comprimento. Durante este mês continuará a ganhar peso.É provável que o bebé baixe mais este mês em preparação para a sua viagem pelo canal de parto. E é provável também que se mexa menos, visto que apenas tem espaço para o seu alojamento. Pode ser que a sua pele esteja um pouco seca e que necessite de um corte de unhas. Talvez comece inclusive a perder um pouco de peso, a capacidade da sua placenta está a transbordar. Todos estes sinais indicam que o bebé está praticamente pronto para sair do seu lar aquoso.



O QUE SE DEVE E NÃO SE DEVE FAZER NAS ÚLTIMAS SEMANAS Nesta altura já estará cansada de estar grávida e desejosa de ver o seu bebé. Mas este último mês é crucial. A gestação não estará cumprida até que tenham transcorrido 37 semanas. Para evitar riscos nestes últimos dias, tome algumas precauções:EQUILÍBRIO Se tiver problemas em manter o equilíbrio, evite tomar banho. Pode ser-lhe difícil entrar e sair da banheira. Os problemas de equilíbrio também podem causar lesões durante o exercício. Limite-se a realizar alongamentos, em vez de realizar actividades fatigantes, como correr ou saltar.VIAJAR Não viaje para demasiado longe de casa. Se o parto começar, necessitará estar perto do hospital. É possível que lhe seja incómodo conduzir devido ao tamanho do seu abdómen, mas se estiver no automóvel, não deixe de utilizar o cinto de segurança.Use o cinto por debaixo da barriga e por cima do abdómen. SEXO SEGURO A não ser que as águas tenham rebentado, realizar o acto sexual é perfeitamente seguro. Mas se as águas tiverem rebentado, nada deve entrar na vagina, pois já não existe o saco que protege o bebé de possíveis infecções.



APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO Nesta altura já saberá que o melhor para alimentar o seu bebé é o leite materno. Para algumas mulheres dar peito é algo que ocorre de forma natural e, com um pouco de sorte, para si também será assim.



SINAIS DE PARTO À medida que se aproxima o grande dia, talvez se interrogue se dará conta quando entrar em parto. Não se preocupe: o corpo da mulher quase sempre dá os sinais necessários.COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE Fundamentalmente são dois os sinais que indicam que o parto está próximo: Ruptura das membranas (o saco amniótico). Em algumas mulheres é apenas uma gota, ao passo que em outras é um fluxo repentino. Se romper as águas (por vezes isto não acontece até que o parto já tenha começado), telefone (imediatamente) ao seu médico obstetra ou dirija-se ao hospital.Fluxo sanguinolento. É possível que observe um fluxo mucoso rosado ou manchado de sangue. Nem todas as mulheres notam este fluxo e em algumas as contracções começam antes de soltar o rolhão mucoso. CHEGOU O MOMENTO! O sinal inconfundível de que o parto começou é quando chegam as contracções em intervalos regulares. As primeiras contracções são como dores menstruais ou pontadas na zona lombar que vêm e vão a cada 20 ou 30 minutos. Pouco a pouco, estas dores vão aumentando de intensidade e duração. Além disso, as contracções tornam-se mais frequentes. Se crê que entrou em trabalho de parto, telefone imediatamente ao seu médico obstetra ou vá para o hospital. E esteja consciente de que está capacitada para trazer este bebé ao mundo.

1 comentário:

  1. Esta quaseeee! =D A qualquer hora espero um momento de silencio por aqui....seja quando ele for nao digo uma horinha porque 'e muito tempo, mas que tenhas uns minutinhos pequeninos ;p

    ResponderEliminar