domingo, 2 de janeiro de 2011

O dentista durante a gravidez...

Amanhã é dia de consulta na minha dentista! Vamos lá ver como se andam a portasr as pedrinhas preciosas da boca da mamã ;) E porque sei que há um cuidado particularmente especial a ter durante a gravidez, pesquisei e encontrei estes artigos, que na minha opinião são muito informativos!

Porque sangram as gengivas e porque estão tão sensíveis?
Durante a gravidez, uma maior quantidade de sangue flui para todos os tecidos – incluindo os da boca – o que pode dar origem a sensibilidade e sangramento gengival. Mas não é altura de desistir de passar o fio dentário, dado que uma má higiene dentária foi já associada a casos de parto prematuro, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista. Embora não disponhamos de dados concretos sobre os motivos, a teoria consiste em que as bactérias de uma gengivite grave ou de um abcesso nos dentes poderão entrar no fluxo sanguíneo e provocar o parto prematuro.

Conselhos de Nutrição: Os erros de nutrição de muitas grávidas
Nem sempre é fácil detectar os comportamentos alimentares a evitar. Se estiver atrasada e não tomar o pequeno-almoço ou então der por si a servir-se de uma segunda dose de sobremesa, sabe perfeitamente que está a pisar o risco em termos nutricionais. Mas nem sempre é fácil detectar os comportamentos alimentares a evitar.
Má nutrição é:
Não beber água suficiente. "Por vezes, a desidratação pode vir disfarçada de fome, e sua tendência é comer", diz Nicole Britvan, nutricionista na Kaiser Permanente Outpatient Nutrition Clinic em São Francisco. Quanto mais clara for a urina, melhor. Se for amarela escura, beba mais.

Comer o mesmo todos os dias. É claro, adora o seu iogurte – e isso faz-lhe bem – mas a falta de variedade pode gerar uma alimentação desequilibrada. Faça uma alimentação com uma grande variedade de nutrientes para garantir uma gravidez saudável.

Não encher o frigorífico. Os alimentos com muitos nutrientes (sem calorias vazias), como a fruta fresca e os vegetais, são óptimos para ter à mão quando chega a casa cheia de fome ou quando sai a correr de casa. "Estes alimentos também ajudam a aguentar até ao jantar, impedindo-a de comer demasiado", explica Britvan.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Dica: Como minimizar o inchaço
Quando começa a inchar, tente as seguintes estratégias:
• Levante os pés sempre que puder.
• Sente-se com as pernas esticadas.
• Evite permanecer sentada quieta durante muito tempo.
• Faça exercício regularmente, para estimular a circulação.
• Use collants de descanso (vista-os logo de manhã).
• Beba muita água: manter-se hidratada ajuda a evitar o inchaço.
• Se detectar algum inchaço exagerado ou repentino nas mãos ou na cara, consulte o médico ou parteira. Pode ser sinal de um estado clínico grave, chamado pré-eclâmpsia.
Fonte: www.sapo.pt - 02.01.2011
Amanhã, terei em atenção também os conselhos da dentista, não é bebé?

2 comentários:

  1. Olá querida,
    amanha também tenho uma visitinha no dentista... nem sei como vai ser :( tenho pavor a dentista, fico imensamente nervosa...
    Espero que a tua consulta corra bem...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também não gosto nada de ir ao dentista :( Mas faz parte.
    Vamos la ver como corre. Fico a torcer por ti :) FORÇA ;)
    O bebé está bem? :)
    BOM ANO e beijinhos

    ResponderEliminar